Diários de Lisboa

Um comentario por dia, dá direito a uma lobotomia...

sábado, outubro 23, 2004

Bicho-Frade


Uma das (des)vantagens de morar numa zona campestre é o aumento verdadeiramente exponencial de encontros imediatos com diversas espécies animais. E, claro, pela lógica estatística, desses animais a grande maioria são insectos. Ultimamente, não sei bem porquê, esta espécie em particular, o Bicho-Frade, aqui retratado numa pose algo desafiadora do lado de fora da janela de minha casa, insiste em agarrar-se à roupa estendida ao sol (será que lhe agrada o quentinho da roupa? ou é viciado no cheiro do detergente? será um crítico de moda?). De maneira que têm sido frequentes as situações em que um grito esbaforido da minha-mais-que-tudo, quando recolhe a roupa sêca, significa que lá tenho eu de fazer o papel de macho-exterminador-protector do lar. Ela sai a correr do quarto e entro eu para um desafio cara-a-cara com o bicho. O desenlace é bastante simples e pacífico: eu agarro-o suavemente com um pano e lanço-o janela fora, o que é bom para ele porque vive, e é bom para mim porque estes animaizinhos quando esmagados soltam um cheiro verdadeiramente pestilento. Além disso, a minha consciência fica mais tranquila.